Moda Consciente

10 hábitos eco friendly para apostar em 2018

por  | 

O amadurecimento faz parte da vida, tanto pessoal quanto profissional. Foi em meio às mudanças internas que o Moda que Rima se reinventou e agora segue de acordo com as nossas convicções rumo a um futuro  que está sendo trilhado com carinho e cuidado diariamente. O desejo de criar um espaço com “algo mais” sempre esteve presente, porém hoje podemos dizer que este “algo mais” nos representa. Estamos muito felizes com os novos ares que possibilitaram que, trabalho e vida pessoal, andassem em sintonia.



Para espalhar um pouquinho desta essência sustentável, separamos 10 hábitos eco friendly para apostar em 2018.

1- Faça uso de meios de transportes alternativos

A bicicleta é um ótimo meio de transporte quando usada em locais em que seu uso é seguro. Além de driblar o trânsito, você não contribuirá para ainda mais engarrafamento e poluição. Para distâncias maiores, use o transporte público ou aposte nas caronas. Procure saber quem de seus conhecidos fará um trajeto similar ao seu e otimize o uso do carro.

2- Valorize peças fabricadas localmente, com produções éticas e sustentáveis

Marcas que optam por produções menores, normalmente possuem um modo de produção mais ético e humanizado. As slow fashion vêm crescendo e sendo a opção de muitas pessoas que olham com atenção para a origem de suas peças. Tecidos eco friendly, reusos e sobras de grande fábricas estão fazendo história de novos nomes que vem surgindo como alternativa sustentável.

3- Use a sua eco bag

Essa é fácil fácil de ser colocada em prática. Para compras pequenas, deixe as sacolas plásticas de lado e use a sua eco bag. Para compras maiores, vários supermercados disponibilizam caixas de papelão como alternativa.

4- Diminua o ritmo do seu consumo e aposte em um guarda-roupa enxuto

Já foi o tempo em que um armário abarrotado de coisas era algo invejável. Hoje, queremos ser aquela pessoa que sabe como ninguém otimizar suas peças e consegue fazer inúmeras combinações com os itens que tem. A dica é optar por peças versáteis que se adaptam a várias ocasiões. Nada de comprar por comprar, pois essa impulsividade não será benéfica nem para você, nem para o meio-ambiente.

O que tem dentro do seu armário?

5- Preste atenção na lavagem da sua roupa.

Use detergente verde, ou seja, que não tenha, em sua composição, produtos químicos sintéticos que prejudicam o solo. Muitos desses produtos são considerados tóxicos tanto para o meio ambiente quanto para nós. Espere acumular roupa suficiente para encher a máquina de lavar antes de usá-la. Para gastar menos energia, lave no modo econômico. Não é necessário lavar todas as peças após apenas um uso (dependendo do local que você andou, claro). Além de economizar energia e água, você dobrará o tempo de vida das suas roupas.

Com que frequência devo lavar o meu jeans?

6- Olhe com atenção para os brechós

Sabemos que não fazia parte da cultura dos brasileiros e brasileiras os brechós, porém isso vem mudando. Prova disso são os inúmeros brechós online sendo criados e fazendo muito sucesso. “A roupa mais sustentável é aquela que já existe.” Pois bem, saiba que os brechós abrem um leque de opções para pessoas que procuram peças diferenciadas.

7- Prefira qualidade em vez de quantidade

Roupas fabricadas em larga escala e a custo mínimo possuem alguns problemas. Além da má condição de trabalho e o salário incompatível com o custo de vida de seus trabalhadores – bastante comum em grandes fábricas – as peças não são produzidas para durar. A qualidade dos materiais usados são, no mínimo, questionáveis. Em contrapartida, marcas menores possuem peças com um valor mais elevado pois, além de ser impossível competir com uma fast fashion com uma produção em massa, os materiais escolhidos são pensados a partir da durabilidade. Ao preferir qualidade em vez de quantidade, é possível adquirir peças confiáveis e duradouras. Essa iniciativa proporciona menos descartes e menos impacto ambiental.

Adote10 hábitos eco friendly para minimizar o impacto das nossas ações no meio-ambiente.

8 – Conheça as marcas que consome

Indo ao encontro do item acima, conhecer as marcas tornou-se urgente para quem acredita em uma moda sustentável, consciente e ética. Quem produz sua roupa? De que forma é feito o processo de produção? São perguntas essenciais para ter clareza do produto que pretende consumir. Saiba que ao levar uma peça para casa, você está sendo conivente com as práticas trabalhistas e ambientas da empresa.

9 – Cuide das peças que já tem

Ainda seguindo a máxima “a roupa mais sustentável é a que já existe” torna-se importante cuidar das peças que já possui, afim de aumentar seu tempo de vida o máximo possível. Esse comportamento acaba freando o consumo. A lavagem das peças – como falamos mais acima – pode ser uma aliada.

10 – Customize

Antes de descartar um item, olhe para ele com carinho e coloque sua criatividade para trabalhar. Uma camisa com aparência cansada pode ganhar apliques, uma gola diferenciada ou uma barra assimétrica. Da mesma forma, uma calça sem graça pode receber um banho de glamour com franjas na barra. As opções são muitas, mas nós garantimos que sempre há uma que combine com o seu estilo.

20 formas de customizar o seu jeans

Se você pratica outros hábitos eco friendly compartilhe com a gente!

Nossas opções sustentáveis:

*Todas as marcas sugeridas promovem ações sustentáveis.

Avalie o nosso texto
[Total: 5 Média: 5]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!