Moda Consciente

10 dicas de peças + opções sustentáveis

por  | 

Ter uma vida mais sustentável e consciente em relação à moda vem sendo o nosso objetivo. Porém, isso não significa ignorar as tendências – principalmente se você gosta de acompanhar o que há de novo no mundo fashion. É possível sim aliar as duas coisas seguindo alguns passos que nós mesmas colocamos em prática nas nossas vidas:



  • Não compre por impulso! Repasse mentalmente as peças que já tem e avalie se a compra em questão se encaixa com o seu estilo pessoal e de vida.
  • Procure saber quem produziu a peça. Nós sempre buscamos itens de pequenos produtores, com uma produção slow e ética. Melhor ainda se usar materiais sustentáveis.

Para facilitar a sua vida, nós trouxemos 10 dicas de peças e ainda algumas opções de marcas sustentáveis. Conhece algum produtor local com peças sustentáveis? Conta pra gente!

1- Peças Vintage

Elementos vintage permanacem em alta, então vale dar aquela olhada nos brechós. Maxi blazer xadrez, boinas no estilo francês e lenços são itens apostas para 2018 e, convenhamos, para a vida. O tweed – outro material clássico e atemporal – apareceu como destaque no desfile da Chanel.

12 Brechós no Instagram para ficar de olho

2- Um ombro só

Blusas e vestidos ombro a ombro deram espaço para peças com um ombro só se destacarem. A dica é customizar blusas antigas e modernizá-las. Com um pouco de criatividade, itens novos são criados. Para peças marcantes usadas pontualmente, customizar é o melhor custo benefício, pois você não acrescentará ao seu guarda-roupa mais um item e ainda dará vida nova a alguma blusa deixada de lado.

3- Lilás / roxo

O Roxo e o lilás foram destaques nas passarelas parisienses da Maison Valentino. O ultra violet foi eleita pela Pantone como a cor de 2018. Muitas combinações são possíveis com a tonalidade e discrição não é uma característica. Junte com amarelo, com vermelho ou com outras tonalidades de roxo. O resultado é fashionista. Faz seu estilo?

4- Transparência

Gostamos de tendências que permanecem e se repetem temporada após temporada. A transparência é uma das tendências para 2018 que não é novidade. Marcas como Chanel e Dior apostaram em tecidos que revelam um pouco da pele, como o tule.

5- Pochetes e mini bolsas transversais

Apesar de muitas pessoas torcerem o nariz para as pochetes, o acessório ícone dos anos 90 permanece em alta. Elas apareceram em 2017, porém não marcou presença pelas ruas. É em 2018 que elas prometem receber maior atenção. É possível encontrar modelos antiguinhos em brechós físicos e online – é só olhar com carinho. Já as mini bolsas transversais também permanecem com uma grande aceitação e com prazo de validade maior que sua colega pochete. Dê preferência para marcas menores! Desta forma você encontrará peças únicas produzidas de forma ética.

6- Maxi acessórios

Aqui está um item que amamos. Maxi acessórios dão vida a qualquer produção básica e minimalista. Dê preferência para brincos e colares maxis, pois são eles os protagonistas de 2018. Há muitas marcas com produção própria que oferecem produtos diferenciados.

7- Veludo Cotelê

O veludo molhado sai um pouco de cena em 2018, dando espaço para a sua versão cotelê. O tecido já é um velho conhecido nosso, principalmente em peças vintage. De novo, é possível encontrar vários itens com o material em brechós!

8- Plumas e franjas

Customizar é a palavra chave. Nós não recomendamos comprar uma peça com plumas pela sua característica marcante. Nós adoramos essa tendência, porém sabemos que é bastante pontual. A dica é comprar as plumas/franjas em lojas de aviamento e costurá-las em alguma peça que você já tem. Quando cansar das plumas, descosture!

9- Boho

Não faz muito tempo que o boho estava em alta. Pois bem, ele voltou. Ponchos com franjas, vestidos compridos florais e suede estiveram presentes em várias coleções de marcas de peso como Dior e Calvin Klein. Tudo indica que a tendência irá ganhar as ruas em 2018.

10- Brilho

Outra permanência. Peças com brilhos, principalmente paetês, seguem firme em produções estilosas e marcantes. Os anos 70 irão invadir as tendências para 2018 e você decidirá se faz seu estilo ou não.

Nossas opções eco-fashion:

*Todas as marcas sugeridas se encaixam em pelo menos um dos pilares do MQR: sustentabilidade, ética e consciência.

Avalie o nosso texto
[Total: 7 Média: 4.1]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!