728x90_519

Como usar

22 Maneira de acabar com a bagunça

por  | 

Com certeza você já leu nosso post com os primeiros passos para organizar o seu armário, né?!! Lá ensinamos como encarar a difícil missão de tirar tudo, separar o que vai, o que fica e o que merece conserto… e ainda demos uma dica para se divertir ao mesmo tempo. (veja aqui)

CORAGEM, você consegue!


Neste segundo momento da organização, depois de decidir o que vai ficar, é a hora de colocar tudo de volta no seu armário. Em primeiro lugar:

  • Determine quais espaços devem ser usados para cada coisa. Pense na funcionalidade do dia a dia, não coloque coisas usuais em locais de difícil acesso ou visualização.
  • Limpe as prateleiras e gavetas com um pano úmido ou com um pouco de vinagre branco e deixe arejar, se puder, de um dia para o outro.
  • Peças de roupas que não amassam podem ser guardadas em rolinhos.

Preparada para ACABAR COM A BAGUNÇA??


ROUPAS

1 – Organize conforme a ocasião em que são usadas (trabalho, academia, noite, festa..) ou por categorias (blusas, camisas, calças, saias…) depois é só guardar seguindo um degradê de cores.

2 – Deixe à vista as roupas da estação em que está e guarde as da estação anterior. Mas lembre-se que devem ser guardadas limpas e secas no próprio armário, se existir espaço nas prateleiras mais altas, ou em outro local, como em malas vazias que já ocupam um espaço mal aproveitado.

3 – Pendure os cabides com os ganchos sempre na mesma direção , se puder, use sempre cabides iguais para que, esteticamente facilite a visualização.

  • Se for pendurar as calças em cabide, faça pela bainha, sem dobrar para evitar vincos.
  • Cabides de madeira são mais resistentes e podem ser usados com peças mais pesadas, como sobretudos e casacos.
  • Crie uma regra: no máximo 2 peças por cabide
  • Algumas peças não podem ser penduradas por se deformarem, como por exemplo os tricôs.

4 – Respeitar o comprimento das peças dentro do armário é importantíssimo. Nada de deixar peças arrastando na base da prateleira.

5 – Parte de cima em cima, parte de baixo em baixo. Parece óbvio mas não é…se tiver arara em cima e embaixo facilite tudo e deixe em cima o que é de cima e embaixo o que é de baixo.

6 – Vestidos de comprimentos variados devem ser separados. Deixe os longos de uma lado da arara e os curtos do outro, mesmo que que estes fiquem próximos às camisas.

7 – Organize as peças por cor.
* Quando vemos fotos de closets organizados ou dicas de organização ninguem fala sobre a peças estampadas. Pois é, elas normalmente geram alguma dificuldade na hora de organizar por cores, por isso pedimos que você eleja se seu armario vai ser arrumado conforme ocasião ou por categoria, isso já facilita muito. O mesmo ideal é avaliar a cor predominante na peça, se for uma blusa preta com poá branco pequeno, o preto vai predominar e pode ser guardada junto com as outras peças desta cor. Eu, particularmente não gosto de deixar todas as estampadas separadas das lisas. Isso por que as estampadas brigam e geram muita confusão entre sim. Por isso teste. Eu costumo intercalar as lisas com as estampas de mesma predominância de cor para que a peça seja visualizada facilmente.

8 – Etiquetas em nichos e gavetas ajudam na hora de guardar as roupas limpas e manter a organização em dia (calcinhas, sutiãs, …). É uma forma de saber tudo o que tem no seu armário….mais conhecido como buraco negro.

9 – Sempre guarde as roupas quando estiverem limpas. Roupas que você usou uma vez, mas que podem ser usadas pelo menos mais uma vez, não devem se misturar com as limpas em seu armário, por isso eleja um cantinho especial para essas peças.

ACESSÓRIOS

10 – Reúna todos os anéis, brinco, pulseiras e colares em um só lugar e separe o que não usa mais…esse sempre é o primeiro passo.

11- Selecionados os acessórios que ficarão é hora de separar os que serão doados, vendidos ou reaproveitados em DIY e customização.

12 – Para visualização sempre é bom que as peças sejam guardadas separadamente, para a conservação isso também ocorre, maaaaas o ideal seria que cada peça ficasse dentro de um saquinho de veludo, camurça ou cetim de preferência de cores claras.
13 – Sabemos que o ideal não é funcional, por isso uma dica é forrar o local em que vai guardar os acessórios com esse material. Sempre separe os pares de brincos dos demais e nada de colares enozados uns nos outros. Se puder deixar penduradinhos vai facilitar muito na hora de analisar as opções.
12 – Para quem não dispõe de muito espaço ou gosta de um visual mais clean, uma dica é instalar pequenos ganchos na parte interna do armário para pendurar os colares.
13 – Outra dica é separar itens dourados em uma caixa e os prateados em outro, assim como os de acetato ou coloridos em outra. Isso facilita muito na hora de procurar.
14 – Não precisa, necessariamente, ser guardado em uma caixa, pode ser em uma gaveta ou prateleira, como preferir e dispor em sua casa.
15 – Prometo fazer um post exclusivo ensinando dicas de conservação de joias a bijux, hoje só organização, ok?!

COSMÉTICOS

16 – Reúna todos os itens de maquiagem em um só lugar e separe o que não usa mais e verifique a validade destes produtos. Aposto que você vai se surpreender com a quantidade de itens que não deveriam mais estar em uso.

17 – O melhor local para guardar esses itens é perto do espelho que você usa para maquiagem. Lugares arejados e secos devem sempre ter preferência.

18 – Lembre-se de lavar sempre os pincéis e deixá-los secar bem antes de guardar.

SAPATOS

19- Mais uma vez, reúna todos os sapatos em um só local e faça aquela limpa… selecione os que ficam e os que devem ter uma segunda chance com outra pessoa.

20 – Limpe bem o local onde vai armazená-los com um pano umedecido com um pouco de vinagre…vai ajudar a evitar o mofo.

21 – Organize os sapatos por tipo em prateleiras (e não amontoados). Ainda assim, limpe as solas dos sapatos com um pano úmido. Limpe todos os pares de sapatos que você tem e prometa que não vai mais guardá-los sujos no seu armário.

22 – Você também pode armazenar dentro da caixa, se assim preferir, recorte um retângulo na frente para que possa visualizar o conteúdo da caixa sem precisar abrir caixa por caixa. Há quem fotografe ou faça etiquetas para cada caixa.

Agora é só aproveitar tuuuudinho e experimentar novas combinações…Gostou??

Avalie o nosso texto
[Total: 2 Média: 5]

Comente esse post!

30 anos, nascida em Cuiabá -MT, mas manezinha de criação e coração. Apaixonada por viajar, animais, comida....tantas coisas...acho que sou apaixonada pela vida.