Moda Consciente

6 marketplaces de marcas conscientes para você conhecer

por  | 

Falamos muito aqui sobre consumo consciente e isso implica, além de reduzirmos nosso consumo, em enxergar com olhares críticos nossas compras. De quem compramos? Entender toda a cadeia de produção de uma peça torna-se um trabalho custoso e impossível quando as marcas não são transparentes. Porém, cada vez mais vemos nascer iniciativas em prol de uma moda sustentável. O que isso significa?

É difícil dizermos que uma marca é 100% sustentável. Há inúmeros critérios que podem ser incluídos nesta classificação que as tornam mais ou menos sustentáveis. Pensando nisso e também na dificuldade em encontrar sites que disponibilizem características das marcas para que possamos avaliá-las, separamos 6 marketplaces de moda sustentável. Cada um com seus critérios, eles reúnem várias marcas autorais baseadas no princípio do slow fashion.

Como ter um guarda-roupa sustentável?

1- Nossa Nova

A Nossa Nova é o mais novo marketplace de marcas conscientes do Brasil. Utilizam como critérios de curadoria a transparência sobre o ciclo de produção da marca, o artesanal, o empoderamento da equipe, se os produtos são 100% brasileiros e, por fim, se o processo produtivo respeita a natureza. Com o objetivo de valorizar o local e gerar um impacto social positivo, a Nossa Nova inclui marcas como Mudha, Brisa Slowfashion, Pano Social, Vert etc.

2- + Alma

A + Alma reúne marcas que se enquadram nos pilares de consumo consciente e ético. Com inúmeras slow fashion, a + Alma apresenta uma variedade de produtos inspiradores produzidos com calma por produtores mais inspiradores ainda.

3- Eth & co

Com roupas, calçados e acessórios slow e sustentáveis, a Etc & co facilita o nosso acesso a marcas social e ambientalmente corretas. Seu objetivo é trazer uma moda mais ética e transparente. Com marcas autorais e produtos atemporais, o e-commerce engloba marcas já conhecidas nossas como Avah, Heri.tage, Grama etc.

4- Fauna

Com roupas e acessórios produzidos por designers brasileiros, a Fauna faz uma curadoria cuidadosa, oferecendo para seu público marcas que respeitem as pessoas e o meio ambiente. Com o objetivo de construir uma moda mais bonita e saudável, o marketplace reúne nomes como Ada, Zerezes e Mudha.

5- Portal Ecoera

Promovendo formas mais justas de consumo, o Portal Ecoera engloba desde roupas e acessórios até decoração e artigos infantis. Além disso, o portal ainda conta com uma parte destinada às roupas de segunda mão. A curadoria é feita por especialistas em sustentabilidade levando em conta indicadores de sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica. Com um filtro de busca é possível separar as marcas segundo critérios específicos como materiais orgânicos, veganos, reciclados, artesanais etc.

6- Shop Oak

O e-commerce inclui tanto marcas autorais como peças de segunda mão. Acreditando em uma moda colaborativa e valorizando designers independente, a Oak tem o objetivo de difundir o consumo com propósito.

 

Conhece mais algum marketplace de marcas conscientes? Conta pra gente.

Avalie o nosso texto
[Total: 6 Média: 3.8]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!