Truques / Dicas

5 usos para o bicarbonato de sódio

por  | 

O bicarbonato de sódio é um componente químico natural neutralizante, ou seja, ele tem a capacidade de reduzir a acidez, deixando o meio mais próximo de ph 7. Sua composição o torna super versátil e com inúmeras utilidades, podendo ser usado desde fermento para pão até produto de limpeza.

Separamos 5 usos úteis para o bicarbonato de sódio e que lhe ajudarão no dia a dia:

1- Para lavar alimentos

O bicarbonato de sódio é eficaz em retirar parte dos agrotóxicos que permanecem na casca de frutas e verduras. Sua composição degrada alguns tipos de agrotóxicos. No Brasil, a maioria dos agrotóxicos utilizados são ácidos, por isso, utilizar um composto básico – como o bicarbonato – é bastante eficaz.

Em uma tigela com água, dissolva uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro. Não esqueça de lavar bem os alimentos antes com água corrente, pois isso aumenta a sua eficácia. Deixe os alimentos por 15 minutos imersos na solução. Após, jogue a água fora e lave novamente os alimentos.

Confira 5 usos do bicarbonato de sódio.

Foto: Manki Kim

2- Shampoo natural e caseiro para cabelos oleosos

Sabemos que grande parte dos shampoos oferecidos para nós nos mercados contêm inúmeros ingredientes maléficos para a saúde – como os parabenos e cocamida DEA. Por isso, trouxemos uma receita simples de shampoo caseiro para cabelos oleosos. A quantidade final é suficiente para 2 semanas de uso:

Ingredientes:

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
200 ml de água;
1 recipiente vazio para armazenagem.

Misture o bicarbonato de sódio a 200 mL de água e armazene em um recipiente. Seu shampoo está pronto.

3- Tirar manchas da parede

Para remover manchas de paredes basta colocar o sal em uma esponja úmida e esfregar delicadamente nas manchas.

4- Esfoliante natural

A mistura de 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio com 1 colher de sopa de água se transforma em um esfoliante natural poderoso.

5- Neutraliza odores corporais

O bicarbonato pode ser usado como desodorante. Basta seguir a receita.

Confira 5 usos do bicarbonato de sódio.

Ingredientes: 3 colheres de sopa de manteiga de karité; 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio; 2 colheres de sopa de amido de milho; 2 colheres de sopa de manteiga de cacau; 2 cápsulas de vitamina E; óleo essencial de sua preferência.

Modo de preparo: Em banho maria – ou no micro-ondas – derreta a manteiga de karité e o cacau, juntamente com o bicarbonato e o amido e misture bem os ingredientes. Após, adicione os óleos de sua preferência e misture. Utilize um frasco esterilizado para colocar o desodorante e leve à geladeira até pegar consistência. Não esqueça de guardar em ambiente arejado e fora do alcance do sol.

Avalie o nosso texto
[Total: 2 Média: 5]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!