728x90_519

Moda Consciente

7 formas de pensar a moda e amar o planeta

por  | 

Reciclar, reutilizar – repensar

É de comum acordo que todas nós, que estamos lendo isso agora,  amamos moda. Talvez  porque as roupas e acessórios são, para nós, mais que uma necessidade para o convívio social, mas uma forma de expressão. A roupa afeta e é afetada por nossas emoções e humor, transmitindo ao mundo quem somos.

Como amantes da moda e amantes do planeta, vamos compartilhar com você algumas atitudes e pensamentos que prometem agregar não só ao seu guarda-roupas, mas à sua vida.

Você sabia que…

1 – Lavar menos suas peças pode evitar o desgaste, aumentando a vida útil dela e evitando o desperdício, não só de água, mas de descarte em aterros. Algumas marcas, pensando nisso, já estão desenvolvendo fibras  com propriedades antimicrobianas, repelentes de líquido e que você poderia usar até 20 vezes antes de lavar… Você sabia??
Além do que, resíduos de lavanderia, água e energia, a quebra dos tecidos, desbotamento das cores e a própria lavagem pode liberar pequenos microplásticos em nossos oceanos. É impossível ignorar a máquina de lavar, é claro, mas é bom estar consciente do que está em seu cesto de roupa e pular a lavagem até que seja realmente necessário. Tente, também, baixar a temperatura em cada lavagem.

A maioria dos detergentes contêm enzimas que permitem lavar as roupas mesmo em água fria. Se todos os lares na Europa baixassem a lavagem de 40 para 30 graus Celsius, a diferença seria equivalente à produção de CO2 de 3 milhões de carros por ano.

2 – Eco Fibras já estão sendo produzidas – imagine que a fibra da laranja já está sendo usada para criar tecidos sustentáveis. Toda o material é subproduto de indústrias de sucos.  Outro exemplo são as fibras produzidas a partir da reciclagem de garrafas pet. Demais, não?? Além desses exemplos, o Leite também pode ser reaproveitado. Sim,  a proteína contida no leite também pode se tornar um tecido que além de possuir o mesmo aspecto do algodão é capaz de hidratar a pele.

 

3 – O algodão é a cultura que mais consome agrotóxico no mundo??? Quando for comprar peças de algodão certifique-se de que são orgânicos e vieram de fazendas onde não há exploração do trabalho humano.

 

4 – 26 bilhões de libras em roupas terminam em aterros sanitários todos os anos. Se formos capazes de eliminar o desperdício, reaproveitando, revendendo em brechós ou reciclando, seremos capazes de reduzir a necessidade de recursos ambientais virgens e de poluição dos mesmos.  Você acredita que hoje existem empresas que coletam vestuários para aproveitar as fibras?! Show, não?! O objetivo é parar de encher aterros com roupas, para produzir fibras menos virgens, e tornar-se amantes da moda mais consciente.

 

5 – 8 milhões de toneladas de plástico acabam no oceano todos os anos, e prevê-se que até 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar. Uma empresa de Israel propôs uma solução para isso criando sacolas compostáveis. Aqui no brasil já é vendido esse tipo de material, só falta mais conhecimento da população e consciência do comércio.  

 

6 – A palavra chave aqui é redução do consumo de matéria prima. Você sabia que em todo o mundo, 70 milhões de corantes químicos são usados ​​a cada ano para colorir as roupas que vestimos? E que para tingir uma camiseta são necessários até 5000 litros de água?!! Porém, hoje existem formas alternativas para o tingimento que incluem técnicas naturais à seco e até a utilização de bactérias para colorir suas roupas… Esse com certeza é 100% orgânico e sustentável.

 

7 – Você sabia que o couro pode ser feito a partir em uma grande variedades de produtos? Desde uvas, até cogumelos. A chave aqui são os direitos dos animais. Pense nisso!

 

Se você conhece outras formas de pensar a moda, compartilhe com a gente!!
Avalie o nosso texto
[Total: 5 Média: 4.2]

Comente esse post!

30 anos, nascida em Cuiabá -MT, mas manezinha de criação e coração. Apaixonada por viajar, animais, comida....tantas coisas...acho que sou apaixonada pela vida.