DIY

Aprenda como tingir roupas naturalmente

por  | 

Como tingir roupas naturalmente? Há muitas formas de pensar de forma sustentável em todos os aspectos das nossas vidas. Quando iniciamos esse processo, a criatividade é aguçada e o gostinho de quero mais/quero fazer a diferença toma conta. O ideal é começar com as pequenas coisas e, de preferência, que sejam prazerosas. Tingir suas próprias roupas está nesta listinha de iniciativas simples que, além de se tornar um hobby, tem inúmeras consequência positivas para o meio ambiente. Duvida? Olha a listinha então:

  • Evita desperdícios ao customizar peças antigas
  • Evita o consumo de roupas novas
  • Evita o uso de corantes artificiais prejudiciais ao meio ambiente
  • Atividade manual que alivia o estresse
  • Faz com que entremos em contato com a natureza

O faça você mesmo abre um leque de opções e você perceberá como TUDO pode ser reaproveitado e mantido em uso por muito mais tempo.

Agora vamos à prática!

Como tingir roupas de forma natural?

O passo a passo é bastante simples. Primeiro é preciso escolher o seu corante natural. Aqui estão algumas opções fáceis de encontrar e com um resultado lindo:

Tabela de produtos naturais para tingir roupas.

1- Escolha tecidos naturais, pois fixarão a cor melhor.

2- Primeiro, prepare o seu tecido para receber o tingimento. Utilize sal, vinagre ou casca de cajueiro e coloque em uma panela com água e o tecido. Deixe ferver por 1 hora mais ou menos. Após esse período, torça o tecido e coloque-o ainda úmido na tintura.

3- Para fazer a tintura, escolha o material vegetal de sua preferência. Coloque-o em uma panela com água e deixe ferver por, pelo menos, 1 hora. Após esse período, coe o material e acrescente o tecido por, pelo menos, mais 1 hora ou até que a cor desejada seja alcançada – deixe sempre um tom mais forte, pois irá ficar mais fraca ao tirar da panela. Note que o Urucum precisa ser amassado e misturado com álcool antes de ser colocado na panela com água.

Como tingir roupa de forma natural com urucum.

 

Aprenda como tingir roupas de forma natural e caseira.

Flávia Aranha

Dicas: Lave com sabão de coco para manter a cor por mais tempo e seque na sombra. Reserve uma panela só para a preparação dos tingimentos. Não a utilize depois para cozinhar.

Avalie o nosso texto
[Total: 3 Média: 5]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!