Moda Consciente

Calça jeans: com que frequência devemos lavá-la?

por  | 

“A roupa mais sustentável, é a que já existe”

Manter uma peça boa para uso pelo máximo de tempo possível reduz o consumo desenfreado em um momento em que itens de fast fashion são comprados pensando em um uso específico e depois esquecidos no armário. Não refletir sobre as roupas que compramos virou um hábito da sociedade moderna, da mesma forma que pouco se reflete sobre suas produções e a consequência do seu consumo e descarte. Manter peças úteis e construir um guarda-roupa inteligente tornou-se urgente. Questões como “o que comprar”, “quanto comprar” e “onde comprar” passaram a ser parte da vida de muitas pessoas.

Isso nos leva a uma questão importante, porém simples e pouco pensada. Com que frequência devemos lavar nossos jeans? Aumentar a durabilidade de uma peça clássica do dia a dia impacta no consumo – pois seu jeans durará mais – e no meio ambiente – pois reduzirá o desperdício de água.

Algumas pessoas – poucas, eu direi – ficam meses sem lavar suas calças jeans. Do outro lado, encontra-se outro grupo que as lava a cada uso. Há um meio termo que podemos adotar entre essas duas posturas. Ficar muitos usos sem um devido enxágue – principalmente em um país tropical, como o Brasil, pode não ser uma boa ideia. Porém, o desperdício de água ocasionado pela lavagem constante passa a não ser uma opção nos dias atuais.

Especialistas afirmam que, levando em consideração o clima brasileiro, 5 usos é recomendado antes de lavar a calça jeans. O excesso de limpeza é prejudicial ao tecido – reduzindo o tempo de vida do material – e para o meio-ambiente. Da mesma forma, as peças já saem limpas do processo produtivo, não sendo necessário lavá-las após a compra.

Deixar a calça jeans no sol evita odores, além de remover sujeiras. Marcas como a Levi’s defendeu, em mais de um momento, a não lavagem dos seus jeans. A marca vem trabalhando para reduzir cada vez mais o impacto ambiental referente às produções de suas peças. Não precisamos usar o conselho ao pé da letra, porém, é importante pensarmos melhor na necessidade da lavagem frequente e adaptar um número razoável levando em conta o seu dia a dia.

*Procure marcas que se preocupam com a produção de suas peças de modo a minimizar o impacto ambiental.

Nossas opções sustentáveis:

*Todas as marcas sugeridas promovem ações sustentáveis.

Avalie o nosso texto
[Total: 5 Média: 5]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!