Beleza

Como fazer batom caseiro, vegano e natural?

por  | 

Optar por cosméticos e produtos naturais nunca esteve tão em alta. Essa mudança de hábitos vem sendo fomentada pela quantidade de informações a cerca dos ingredientes maléficos que ficamos expostos/as ao usar certos produtos industrializados. Como alternativa já existem inúmeras marcas pequenas que encontraram uma forma de oferecer opções mais naturais. Porém, para quem gosta de colocar a mão na massa e ainda economizar, nada melhor do que o bom  DIY ou “faça você mesmo/a”.

Seguindo esta linha, trouxemos hoje uma receita retirada do canal Pensando ao Contrário.

Como fazer batom caseiro, vegano e saudável?

A receita é simples, com poucos ingredientes e com zero substâncias tóxicas ou artificiais. Essa é uma das receitas de batom que encontramos no canal, porém vale dar uma olhada nos vários vídeos que mostram dicas para uma vida mais saudável.

como fazer batom caseiro

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de cera de carnaúba para uso cosmético (cuidado que tem cera de carnaúba para encerar carro. É importante ser para uso cosmético);
  • 1 colher de chá de manteiga de cacau ralada;
  • 2 colheres de chá de óleo de coco;
  • 6 a 10 gostas de óleo essencial (opcional);
  • 1 colher de chá de hibisco em pó.

O batom será preparado em banho maria, então é necessário um pote, uma panela para esquentar a água e uma peneira de inox para facilitar o processo. Após a água ferver, coloque o pote na peneira e acrescente o cera de carnaúba. Utilize uma tampa para a cera derreter mais rápido. Após derreter, acrescente a manteiga de cacau e o óleo de coco. Mexa bem até derreter tudo.

Adicione o óleo essencial. Por fim, coloque o pó de hibisco e misture bem. Após, coloque a mistura em um pequeno pote de vidro e mexa para que o pó de hibisco não fique concentrado no fundo. A mistura irá secar e o seu batom caseiro, natural e vegano estará pronto. Por se tratar de um produto natural, o prazo de validade é de 6 meses.

O resultado será um batom levemente vermelho, perfeito para o dia a dia.

Dica: espero 48h para usá-lo, pois o o óleo vai retirando o corante natural do hibisco aos poucos, deixando mais vermelho.

 

Avalie o nosso texto
[Total: 0 Média: 0]

Comente esse post!