DIY

Customização de sapatos: renovar de forma sustentável

por  | 

Se tem uma coisa que a maioria das mulheres adora é sapato. As variedades são muitas e quase todas as  mulheres têm ao menos um de cada modelo (uma rasteira, uma sandália, um tênis…) não é verdade? Você já contou quando calçados tem em seu armário??

Já contou quantos calçados você realmente usa?

Hoje em dia é muito comum que as pessoas comprem peças por impulso ou em decorrência de “tendências” passageiras  da moda. Além de ocupar espaço nos closets, gerar lixo e poluição desnecessária, desde a produção até o pós consumo, essas peças perdem a funcionalidade.

Como sempre dizemos aqui: a peça mais sustentável que existe é justamente aquela que já existe. Então, pensando nesses calçados ociosos, seja pelo desgaste decorrente do uso excessivo ou pelo abandono, aqui vão algumas dicas de customização para tentar resgatar essas peças.

 

Bordados

 

Até quem não tem habilidade nenhuma pode se arriscar nesta forma de customização, já que existem diferentes pontos para diversos níveis de destreza. A dica para não se perder é fazer um rascunho a lápis antes de começar a bordar.

 

Artistico

Se você tem um lado artístico guardado aí dentro esse é o momento de libera-lo.

O ideal para esse tipo de trabalho são materiais como a lona e ou tecidos de algodão que são permeáveis, como os de tênis (tipo all star, sabe?!).

Pode ser tinta, canetas de tecido ou ambos…primeiro tente um rascunho à lápis, para garantir que vá ficar como o desejado.

 

Outra forma de inovar é com aplicação

Spikes, pedrarias, pérolas, cordões ou tachinhas podem dar um ar super cool às suas peças. Mas lembre-se de que muitas aplicações precisam atravessar o tecido para se fixarem e isso pode machucar o seu pé..aí perde todo sentido customizar para não usar.

Tem uma aplicação que garanto que não vai machucar, aplicação de tecidos ou rendas. Corte o tecido no molde do calçado, aplique a cola e depois é só fixar o tecido escolhido.

 

Spray neles

Uma forma bem charmosa de inovar é usar tinta spray e fita para delimitar a área que deseja colorir e o formato que deseja.

 

Purpurina nele.

Essa é uma dica perfeita para  disfarçar aqueles calçados que já estão bem gastos, esfolados, descascando.

Passe cola por toda superfície que queira purpurinar – se quiser fazer desenhos geométricos use uma fita  para demarcar o local – depois é só aplicar o glitter e esperar secar.

 

Aqui vão mais algumas inspirações:

 

 

 

 

Avalie o nosso texto
[Total: 2 Média: 5]

Comente esse post!