Beleza

DIY: 5 receitas naturais para substituir cosméticos industrializados

por  | 

Nós sabemos que muitas marcas de cosméticos passam longe da sustentabilidade. Muitas ainda fazem testes em animais e utilizam produtos tóxicos ao meio-ambiente em sua composição. Cada dia mais, cresce opções seguras e sustentáveis, tanto de roupas quanto acessórios e cosméticos, ampliando nossas opções e fortalecendo nossa cadeia. Porém o “faça você mesmo” é nossa paixão. Quem nos conhece sabe que fazemos muitas das nossas roupas e nos aventuramos em tudo o que é possível fazer com nossas próprias mãos. De fato, não tem nada mais seguro do que conhecer  o passo a passo do processo de produção e é essa a beleza do DIY (Faça você mesmo).



Fizemos uma pequena lista com 5 receitas naturais e caseiras para você colocar a mão na massa e tirar proveito do que é natural e com baixo custo. Todas as receitas foram testadas por mim!

Confira 5 receitas caseiras para substituir cosméticos industrializados.

1- Leite de magnésia como desodorante

Os desodorantes e, principalmente, os antitranspirantes possuem, em sua maioria, compostos conhecidos por fazer mal a saúde – como parabeno e alumínio. Este primeiro item da lista é simples, mas pouca gente conhece e utiliza! O leite de magnésia pode ser utilizado como desodorante natural, neutralizando os ácidos carboxílicos, responsáveis pelos odores desagradáveis.

O leite de magnésia pode ser misturado com um óleo essencial da sua escolha ou usá-lo sozinho. Para facilitar a aplicação, coloque o produto em um franco roll-on.

2- Argila como máscara facial

Nós gostamos do simples e natural. Escolhemos receitas com poucos ingredientes por acharmos que é a melhor opção para quem está entrando no mundo do “faça você mesmo” sem desanimar.

Confira 5 receitas caseiras para substituir cosméticos industrializados.

A argila é conhecida por seus minerais benéficos para a pele. Cada tipo de argila possui substâncias próprias que lhe confere qualidades distintas. A receita precisa de apenas dois ingredientes: argila + água. Coloque um pouco de água, mexa e acrescente até chegar a uma consistência semelhante a um creme. Espalhe no rosto e espere secar. Abaixo listamos as principais argilas e seus benefícios.

3 – Óleo de rícino para o cabelo e pele

O óleo de rícino – ou óleo de mamona – possui um conjunto de propriedades, incluindo minerais e Vitamina E –  que combate fungos e bactérias que impedem o crescimento capilar. Por isso, é muito usado para quem deseja fios longos mais rapidamente. Sua composição é capaz de melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo e fortalecer os fios. Muitos produtos possuem o óleo de rícino em sua composição. O óleo também é indicado para o crescimento das sobrancelhas e cílios.

É possível usá-lo para uma melhor hidratação da pele. Misture uma colher de sopa em 200 ml de creme e aplique após o banho, pois a água morna dilata os poros e facilita a absorção.

4 – Clara do ovo como hidratante

Essa receitinha é antiga e bastante simples. A clara do ovo possui substâncias – como a albumina –  com poder cicatrizante e efeito tensor, que ajudam a deixar a pele mais lisa. A concentração de Vitaminas A, E, selênio e zinco auxilia na prevenção do envelhecimento precoce.

Confira 5 receitas caseiras para substituir cosméticos industrializados.

5 – Abacate como máscara para cabelos secos

Para quem sofre com cabelos secos, já deve ter ouvido falar dos benefícios do abacate. A fruta – rica em vitaminas do complexo B – é muito usada em máscaras caseiras promovendo a hidratação intensa dos fios. Para esta receita você precisará de abacate e mel. Esmague a fruta em um recipiente e acrescente uma colher de sopa de mel. Aplique a mistura nos cabelos e deixe agir por 30 minutos. Após, lave com o shampoo de sua preferência.

Dica: Evite aplicar diretamente na raiz – um espaço de 2 centímetros já é o suficiente.

Confira 5 receitas caseiras para substituir cosméticos industrializados.

Para mais receitas de máscara caseiras clique aqui.

Avalie o nosso texto
[Total: 7 Média: 4.6]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!