Beleza

DIY – Shampoo caseiro e natural

por  | 

Grande parte dos shampoos que encontramos no mercado estão recheados de compostos químicos nocivos à saúde. Os produtos de beleza em geral devem receber atenção especial quanto aos ingredientes presentes em suas fórmulas. Já trouxemos receitas para você mesma fazer seus produtos de forma caseira e natural (clique aqui para ter acesso a elas).

Fazer seu próprio shampoo caseiro é muito simples, pois a receita básica conta com apenas 2 ingredientes: 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 500 ml água filtrada.

Receita shampoo caseiro

Foto: Shawnee Wilborn

Incremente seu shampoo caseiro

Caso você queira – e imagino que queira – deixar o seu shampoo com mais benefícios envolvendo a hidratação e o aroma, basta escolher algumas opções naturais. As opções são muitas.

É possível colocar algum óleo vegetal como óleo de amêndoas doce, óleo de abacate, óleo de rosa mosqueta, azeite de oliva etc.

Receita de shampoo caseiro natural

Foto: Christin Hume

Outra opção pensando na hidratação dos cabelos é acrescentar ½ colher de sopa ou uma cápsula de vitaminas A e/ou E.

Para deixar um aroma agradável no seu shampoo caseiro, coloque óleos essenciais (20 gotas). A escolha do aroma é bem pessoal então é só optar pelo o que mais lhe agrada.

Dica: Reutilize algum pote vazio de shampoo que tenha em casa.

Shampoo  seco caseiro

Novamente, com apenas dois ingredientes base, fazer seu próprio shampoo seco é igualmente fácil. Você precisará de 2 colheres de sopa de amido de milho ou amido de mandioca ou batata e 2 gotas de óleo essencial de sua preferência.

Opcional:
Canela ou cacau em pó para cabelos escuros.

Para usá-lo, basta aplicar no couro cabeludo. Com a ajuda de um pente, espalhe até não dar para ver a mistura.
Retiramos esta receita do site Ecycle.

Avalie o nosso texto
[Total: 4 Média: 2.8]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!