Calçados

Espadrilles ou Alpargatas

por  | 

Espadrilles ou alpargatas são a mesma coisa. O termo Espadrille traduzido do francês significa sandália, em especial as que, como as alpargatas, tem solado de corda.

ORIGEM:

Originalmente os espanhóis usaram ainda no século XIV sapatos semelhantes, porém usando um tipo de cactos queimado para confecção do solado. No início do século XX, ainda na Espanha, o calçado era muito usado em trabalhos agrícolas; posteriormente, com o desenvolvimento das fábricas as espadrilles perderam muitos adeptos, fazendo com que muitas confecções fechassem.

A loja da família Castañe não foi uma destas que teve que fechar as portas. Depois de sobreviver a uma drástica redução nas vendas teve um modelo vendido para Yves Saint-Laurent em uma feira na França em 1970. Os calçados fabricados artesanalmente tiveram de ser encomendados. Além de Yves Saint-Laurent outro grande nome no mundo da moda que comprou um modelo foi Jean Paul Gaultier, em 1980. Hoje a família fornece para grandes marcas como Hérmes e Louboutin.

Se faltava algum empurrãozinho, ele veio, muitos pessoas de renome foram vistas e fotografadas usando o modelito o que ajudou muito. JFK, Salvador Dalí,  Lauren Bacall; Don Johnson, Grace Kelly são alguns ícones que ajudaram a fazer com que a moda pegasse.

DICAS:

Como a moda ressuscita muitas peças ou dá uma repaginada no tradicional, as alpargatas ou espadrilles estão de volta em grande estilo e popularidade. Não é difícil sair nas ruas e encontrar alguem usando a peça. Diferentes materiais, cores e modelos (com ou sem salto) podem ser encontrados, por isso hoje daremos algumas dicas de como usar.

As alpargatas são definitivamente um modelo casual de calçado e por isso não é indicado para: ambientes mais formais como os de trabalhos, a não ser que você trabalhe em áreas mais criativas e que o ambiente permita; ou em eventos e festas a noite.

Se você for baixinha como eu, mas que ao contrário de mim acha que esse calçado não vai bem por não ter salto, está enganada. Primeiramente existem sandálias inspiradas nas alpargatas que possuem um saltinho; mas a verdade é que mesmo para as baixinhas as alpargatas ficam muito lindas e descontraem o visual. Use com shorts ou saias que deixam uma boa parte das pernas a mostra e vai ficar show. Outra dica é escolher modelos com cores que não contrastam muito, assim evita que a silhueta seja achatada. Uma boa opção são as de cores nudes.

Eu acho que as alpargatas deixam o visual leve e descompromissado, gosto de brincar bastante com as estampas….

Uma vantagem das alpargatas é que elas podem ser usadas por homens ou por mulheres e ficam bem em ambos!!

Dica: amarrações podem dar uma impressão de encurtamento das pernas, use com roupas mais curtas que dão a impressão de pernas mais longas e no fim uma coisa vai equilibrar a outra… e Voilà.

Veja alguns tipos de espadrilles ou alpargatas:

 

BeFunky Collage

Que tal com shorts?

 

shorts

O que acha de usar com saias?

saias

Quem sabe com e vestidos?

vestido

Quel tal um look com macacão?

macacão e jardineira

Com calça:

calça

botao_post_patrocinado

 

 

Encontre mais calçados em nossa loja. Clique em SHOP!

 

Gostou? Assine nossa newsletter e receba as novidades:

 

Avalie o nosso texto
[Total: 0 Média: 0]

Comente esse post!

30 anos, nascida em Cuiabá -MT, mas manezinha de criação e coração. Apaixonada por viajar, animais, comida....tantas coisas...acho que sou apaixonada pela vida.