Estampa

Estampa de Bandana

por  | 

estampa-de-bandana-imagens

O hit do momento são as bandanas, mas agora elas não só estão fazendo a cabeça da mulherada, mas estampam roupas e acessórios. Isso mesmo, as estampas de bandana estão impressas em vestidos, bolsas,  maiôs, biquínis, cangas e muito mais. Neste verão vale tudo, bandana na cabeça para um visual refrescante, bandana amarradas nos pulsos como pulseiras, bandanas amarradas em alças de bolsas e as estampas every were.

Para quem não sabe, as bandanas são também um símbolo da independência das mulheres. Durante os anos 40, em especial no período da guerra, as mulheres tiveram que arregaçar as mangas e assumir os trabalhos  que até então eram feitos por homens nas fábricas. Um dos cuidados que as mulheres deveriam ter era na manipulação dos maquinários e as bandanas funcionavam para proteger os cabelos, não só das engrenagens, mas das sujeiras e do calor.

14

BandanasHoje é muito comum o uso das bandanas ser associado a um ar vintage. Isso ocorre de fato por que a onda “bandana” surgiu nos anos 40 e algumas ilustrações pin-ups traziam mulheres usando o acessório. Uma curiosidade importante é que vintage se refere somente aos artigos que foram confeccionados entre os anos 1920 e 1960, qualquer artigo confeccionado após esse período, mas que retrate-o, é chamado de retrô.

Agora, se vocês pensam que as bandanas saltaram dos anos 40 para os dias de hoje, estão enganados. Elas estiveram presentes no decorrer desse tempo em diferentes momentos e com diferentes caras. Nos anos 60, a bandana era onda hippie, nos anos seguintes foi parte dos mais diferentes grupo: o metal, o rock, o punky, o pop e até o rap de 2pac.

Muitos filmes lançaram, relançaram e retrataram a moda “bandana”. O meu preferido: “Os Goonies”, “Os garotos perdidos”, a novela “Bebê a bordo” e muitos outros filmes. Quem nunca amarrou uma bandana na perna e fingiu ser a “Punky, a levada da breca”?

Outra curiosidade é que as bandanas podem ter diferentes estampas, pois são um lenço amarrado na cabeça, mas a estampa clássica pela qual as bandanas são referência é a cashmir.

Avalie o nosso texto
[Total: 0 Média: 0]

Comente esse post!

30 anos, nascida em Cuiabá -MT, mas manezinha de criação e coração. Apaixonada por viajar, animais, comida....tantas coisas...acho que sou apaixonada pela vida.