Truques / Dicas

J541a – uma moda e um sopro de liberdade

por  | 

Autenticidade. Liberdade. Leveza. São essas as palavras que nos vem a cabeça ao pensar na coleção do estilista Jaison Manoel Alves para a sua marca J541a. Tivemos o prazer de encontrá-lo na loja Santa Maria Casa, no Mercado São Jorge, em Florianópolis, um dos lugares em que suas peças são vendidas e apreciar um pouco do seu trabalho e também da sua essência.

Uma coleção com a sua cara. Era essa a intenção do Jaison e foi esse o resultado. Começando pelo nome da marca que não poderia ter um significado mais emblemático e significativo. Juntando a primeira letra do seu nome, o número da casa em que cresceu e a primeira letra do sobrenome formou a J541a e nela, Jaison vem concretizando sonhos, superando expectativas, usando e abusando da moda para se expressar. Foi essa combinação de vontades que o fez criar sua coleção genuína, inovadora e unissex. Sim, nós dissemos UNISSEX, e por que não? Aliás, é exatamente esse “pequeno detalhe” que faz as suas peças serem ainda mais especiais. Para além do shape, das cores e dos tecidos, as peças da J541a carregam mais algumas coisinhas: uma história de vida e uma necessidade de mudança.

Foi a partir da sua marca e das suas produções que o estilista resolveu enfrentar uma sociedade preconceituosa de peito aberto. Jaison deixou para trás estereótipos e estigmas que insistiam em abafar seu verdadeiro EU quando pôs asas ao sonho de tornar-se livre. Livre para aceitar seu modo de pensar e de levar a vida. Neste momento, seu processo criativo voou também junto com ele de mãos dadas e tudo passou a se encaixar, a fazer sentido.

Através da moda, Jaison decidiu tomar as rédeas de suas vontades e lutar, com as armas que tem, para um mundo com mais respeito e empatia.

O resultado deste processo de autoconhecimento/aceitação foi a J541a, que, há mais de 1 ano vem fazendo história e provando ao Jaison que a sua atitude valeu a pena.

Para compor sua coleção, pensou em peças que ele próprio usaria e acabou atingindo um consumidor honesto com suas vontades, que não usa uma roupa para aparecer, ser diferente, mas sim pelo simples fato de querer usá-la, sentir-se bem.

#handmade | #j541a

Uma foto publicada por J (@j541a) em

Em entrevista para a Revista Catarina, Jaison falou um pouco mais sobre a liberdade, não apenas na produção, mas também no consumo da moda.

A prisão está em você achar que está livre para se esconder. Aí está o grande erro. E você usar uma roupa livre de conceitos, livre de padrão como “essa roupa é para homem” é a grande chave para a liberdade. É um processo muito profundo, a vestimenta é uma coisa muito profunda. Mostrar para todo mundo o que você é por dentro.. quando você é de verdade, porque você pode vestir uma grande mentira.
Trecho da entrevista na Revista Catarina (18/07/2016). Para ver a entrevista completa, aqui está o link.

Moda masculina com um toque feminino, moda feminina com um toque masculino. O resultado é um olhar independente do gênero.

A coleção da J541a trouxe peças amplas, somando as tendências oversized – prezando muito pelo conforto – e o genderless – ao pensar em um consumidor independente do sexo. As peças impressionam tanto pela qualidade do tecido quanto pelo caimento. Vale lembrar que o estilista utiliza retalhos para a confecção das roupas da marca,  indo ao encontro dos conceitos de uma moda sustentável. As tonalidades neutras predominam em itens pensados com cuidado e o tingimento manual faz parte da sua coleção.

Olha ela indo pro #FervoKazamiga VESTINDO nossa #longshirt | #j541a #mariweickert 💙

Uma foto publicada por J (@j541a) em

A autenticidade da J451a vem conquistando mulheres e homens ao redor do mundo. As tops Carol Ribeiro e Mariana Weickert são vistas com frequência vestindo a marca. Preto, cinza, tons terrosos, efeito tie dye, recortes, retalhos, assimetria, homem, mulher.

A grande aceitação do público consumidor nos faz pensar se o nosso Brasil antiquado e cheio de amarras sociais está começando a soltá-las. Assim como o Jaison, esperamos que sim.

about wearing J #freedom

Uma foto publicada por J (@j541a) em

Eu não resisti e apostei no look que o próprio Jaison montou para mim. O que acharam?

gray + black | #j541a { saia , regata e casaco }

Uma foto publicada por J (@j541a) em

 

 

Avalie o nosso texto
[Total: 5 Média: 4.4]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!