Calçados

6 marcas que produzem artesanalmente

por  | 

As dúvidas sobre o processo de produção das marcas é algo bastante corriqueiro para quem procura saber mais sobre os produtos que consome e quem os produz. Grande parte disso diz respeito a falta de transparência de grande parte das empresas, que mantêm todo o processo de fabricação, incluindo mão de obra e matéria prima, em sigilo.

Mesmo diante dessa falta de informação, há meios de consumir de forma consciente e seguindo seus próprios princípios. Muitas marcas consideradas slow fashion – ou seja, produção em menor escala, se opondo às fast fashion – falam com orgulho de seu modo de produção artesanal. E não é para menos! Em um momento em que o consumo desenfreado se joga nas lojas de departamento atraído pelo preço baixo, está crescendo um movimento contrário a essa ferocidade que o cenário da moda vivencia. Produzir de maneira ética e eco friendly é sim motivo para se orgulhar e valorizar o produto.

Trouxemos 6 marcas que, além de produzirem de forma artesanal, buscam meios de construir uma coleção ética e com menor impacto ambiental.

Tift

A marca Tift confecciona seus calçados a partir do reaproveitamento de materiais, otimizando processos e gerando o mínimo de resíduos possível ao meio ambiente. O artesanal é sua marca registrada e, a partir dele, modelos únicos são criados.

Flávia Aranha

A marca é conhecida pelo tingimento natural que utiliza em suas peças. A Flávia Aranha utiliza o artesanal como parte de sua produção, criando uma cadeia ética unida voltada para a criação de peças sustentáveis.

Mudha

A marca olha para sua matéria-prima com carinho. Os tecidos são escolhidos sob 4 critérios principais: ser brasileiro, sustentável, com produção ética e alta qualidade. Com tais princípios, a marca garante um produção em pequena escala, onde materiais como o algodão reciclado e o linho orgânico fazem parte do time Mudha.

Tapo Handmade

Priorizando trabalhos artesanais, a Tapo cria peças lindas bordadas a mão. Com uma coleção limitada, a marca é adepta do slow fashion, com uma produção ética que valoriza a mão de obra local.

Crua

Trabalhando com o conceito de upcycling, a Crua utiliza produtos reutilizados em grande parte de sua produção. Com uma produção artesanal, a marca valoriza o trabalho local e a matéria-prima brasileira.

Be Caos concept

Utilizando como matéria-prima o laminado vegetal, a Be Caos cria artesanalmente peças delicadas sem utilizar matéria prima de origem animal. O processo é feito a partir do látex, que é renovável, reciclável e biodegradável.

Conhece mais marcas que produzem artesanalmente? Conta pra gente!

Avalie o nosso texto
[Total: 9 Média: 4.8]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!