Moda Consciente

Marcas Slow fashion são caras?

por  | 

Marcas slow fashion são caras! Escutamos com frequência essa afirmação e, agora que estamos totalmente inseridas no slow fashion com nossa marca Adubô, repensamos essas questões quase que diariamente. Primeiro temos que esclarecer algo: não há como comparar  produções fast fashion com slow fashion. São dois modelos de produção bem diferentes, pois é justamente este o objetivo das marcas slow – olhar a moda de uma forma diferente; promover uma ruptura no consumo rápido; olhar com consciência e ética para todos os que estão inseridos na cadeia de produção.



Com pagamentos justos somado a tecidos muitas vezes sustentáveis e a baixa produtividade, o preço poderá ser maior quando comparado com grandes marcas. Pensem em quanto os produtores ganham em uma peça vendida por R$20,00. Onde esse produto foi confeccionado? Quais as condições de trabalho envolvidas no processo? Quanto desta confecção é descartada anualmente? Quais os impactos desta produção?

Não estamos defendendo que preços exorbitantes sejam cobrados por peças produzidas por slow fashion, porém ao olhar a etiqueta de um produto, você deve considerar algumas questões. Pesquisamos inúmeras opções e encontramos preços bem variados e competitivos, justos com todos os envolvidos. Entre na Zara, dê uma olhada nos preços e depois perceba que muitas marcas pequenas cobram valores semelhantes, com uma produção ética, produtos de qualidade e mínimo descarte.

Com uma diversidade na hora da criação, marcas menores acabam valorizando designers independentes, materiais reciclados, matéria-prima sustentável, técnicas artesanais, apoio à comunidade/fornecedores locais, utilização de peças vintage, tinturas naturais, modelos atemporais etc. Esse ciclo gera condições sociais e ambientas para uma produção humanizada e eco friendly.

 

Opções de marcas slow fashion:

Avalie o nosso texto
[Total: 4 Média: 4.8]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!