Beleza

Pequenas mudanças para um dia a dia mais sustentável

por  | 

Pensar em um dia a dia mais sustentável nos faz rever hábitos do cotidiano, avaliar nosso consumo e nossas ações e perceber que comportamentos diários, quase automáticos são prejudiciais. Precisamos apenas de um começo e,claro que uma ajudinha é sempre bem-vinda. Para isso, trouxemos algumas opções mais sustentáveis para você substituir objetos rotineiros que são prejudiciais ao meio ambiente. felizmente, o mercado brasileiro – ou seja, todos/as nós – está exigindo alternativas mais saudáveis, o que abriu uma brecha para pequenas marcas iniciarem produções mais conscientes e eco-friendly.

1- Escova de dente

Ela está tão presente no nosso cotidiano que dificilmente pensamos nela como um problema – já que é um item essencial. Pois bem, ela continua sendo essencial, mas podemos prestar atenção no material utilizado para a sua produção. Imagine quantas escovas de dentes são descartadas por mês? Dados apontam que elas são responsáveis por 46 mil toneladas de plástico despejados no meio ambiente anualmente. Esses números nos mostram que uma alternativa mais sustentável é urgente.

Para sanar essa deficiência no mercado, algumas marcas estão disponibilizando escovas de bambu. Sua durabilidade é a mesma, com a diferença de utilizar um material natural e biodegradável.

2- Shampoo sólido

A questão do plástico aparece aqui de novo e isso se justifica por se tratar de um dos maiores poluentes dos nossos oceanos. Não iremos abordar aqui a composição dos shampoos existentes no mercado (para saber sobre o tema é só clicar aqui). O foco aqui é a embalagem. Pensando nos malefícios do descarte das embalagens plásticas de shampoos, encontramos cada vez mais opções em barras que utilizam o papel como embalagem.

3 – Disco de crochê

Sabe aquele ritual necessário de tirar a maquiagem todos os dias? Então, ele também tem seus probleminhas. Dessa vez o plástico vai ficar de fora e o protagonista será o algodão. Além do descarte excessivo – por ser um item muito utilizado – o problema também está na produção. A plantação de algodão é uma das que mais necessita de água, além das questões ambientais e sociais envolvendo os pesticidas utilizados.

A dica é usar disco de crochê ou uma toalinha reutilizável. Desta forma você diminuirá consideravelmente o descarte do algodão como também diminuirá o consumo do mesmo.

Avalie o nosso texto
[Total: 1 Média: 5]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!