Moda Consciente

O melhor guia para fazer suas roupas durarem mais

por  | 

Já escrevemos várias dicas de como devemos limpar/guardar as nossas roupas para aumentar a vida útil das mesmas. Seguindo por esse mesmo raciocínio, resolvemos trazer algumas informações a mais neste guia que acreditamos serem muito úteis ao pensar na durabilidade de suas peças.

Lembre-se que quanto mais durar uma roupa, menos você gastará com novas aquisições e, ao passar adiante, outras pessoas se beneficiarão com seus cuidados.

Selecionamos 12 dicas super úteis para compor este guia. Prontos/as?



1- Preste atenção na qualidade das peças que compra

Você já deve ter notado que algumas peças parecem que se desintegram com poucas lavagens enquanto outras duram anos sem grandes modificações. Normalmente, a segunda opção é mais cara do que a primeira, porém, a longo prazo, o ditado popular “o barato sai caro” é mais do que verdadeiro. Compre tecidos de qualidade. Prefira marcas que produzem de forma ética e utilizam tecidos em prol do meio ambiente ou que usam tecidos de refugo – sobras da indústria têxtil.

2- Lavar menos

Aceite o desafio de usar suas roupas três vezes antes de lavar. O processo, além de desperdiçar água e luz, danifica a peça em cada lavagem. Calças, principalmente, não precisam ser lavadas logo após o primeiro uso. Fique atento às manchas para tirá-las rapidamente a mão e deixe-a pronta para o próximo uso.

3- Evite lavar a seco

O que muitas pessoas não sabem é que o processo de lavar a seco é prejudicial para o tecido e para o meio ambiente. A utilização de produtos químicos fortes fazem com que esperar alguns usos para levar a uma lavanderia é a melhor escolha. Como alternativa, pendure a roupa no banheiro enquanto toma banho. O vapor faz com que suas roupas fiquem com um aspecto limpo, além de desamassar consideravelmente.

4- Reduza a quantidade de sabão líquido

O sabão líquido convencional é prejudicial ao meio ambiente. Além de diminuir seu uso, procure marcas que conseguiram diminuir o impacto negativo. Outra alternativa é fazer você mesmo o seu sabão sustentável.

5- Lave ao contrário

Ao lavar, deixe suas roupas do avesso para que a cor não desbote. Faça o mesmo na hora de secar. O ideal é secar na sombra, mas sabemos que isso nem sempre é possível então deixe o sol agir no avesso.

6- Prefira secar no varal

Em vez de utilizar máquina de secar, prefira o varal. Além de não gastar luz, a secagem natural preserva sua roupa sem modificar sua forma – o que muitas vezes acontece com a alta temperatura.

7- Armazene suas roupas em ambiente seco

Evitar a umidade é uma sábia escolha para manter a saúde de suas peças. Escolha um ambiente seco e fresco para guardá-las. Elas também precisam de espaço para respirar, então ventile com frequência o seu guarda-roupa e perceba se o local não está muito úmido.

Dica: guarde suas blusas com lavanda ou folhas de louro para evitar traças.

8- Coloque seus suéteres em prateleiras

Prefira dobrar seus suéteres pesados em prateleiras em vez de colocá-los em cabides que forçam a costura e acabam danificando a peça com o tempo.

9- Aposte em melhores cabides

Os cabides de plásticos acabam esticando os ombros, deixando um aspecto flácido. Prefira cabides de madeira. Além de durarem mais, cuidam melhor da sua roupa.

Confira o melhor guia para aumentar a vida útil de suas roupas.

Foto: Cam Morin

10 – Preste atenção no ferro de passar

É sempre bom evitar o uso do ferro de passar. O calor não é benéfico para as roupas, mas, caso o tecido amasse muito e utilizá-lo seja inevitável, cuide com a temperatura. Deixe o mínimo de calor possível.

11 – Dê vida nova às peças com tintura

Sabe aquela peça que o caimento é bom mas já está muito desbotada? Já pensou em tingi-la? É uma ótima opção para aumentar a vida útil de suas roupas e ainda dar cara nova para elas.

Aprenda como tingir roupas manualmente

12- Aprenda a fazer pequenos reparos

Aprender a costurar um pequeno rasgo, costurar botão ou até fazer uma bainha manual pode salvar uma peça do esquecimento. É possível levar a uma costureira, porém sabemos que muitas vezes demoramos para fazê-lo ou achamos que não vale o esforço. Fazer você mesmo a tarefa garante que usará a peça por mais tempo.

Avalie o nosso texto
[Total: 4 Média: 4]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!