Moda Consciente

O problema das roupas de vinil

por  | 

Oferecer um produto “ecológico” é quase uma obrigação em um cenário em que marcas que utilizam pele e couro animal recebem duras críticas. Nós concordamos com essa postura, porém, o que estamos vivenciando é uma super valorização de roupas que não utilizam pele de animais. Teoricamente parece uma solução perfeita: você compra uma roupa que não tenha – diretamente – custado a vida de nenhum ser vivo na sua produção. Porém, que material é esse? Será que ele é realmente ecológico? Hoje vamos falar das roupas de vinil, porém essa discussão pode ser ampliada facilmente para outros materiais.




Primeiro precisamos perguntar de que material é feito, pois o que venho percebendo é o uso do slogan “ecológico” descriminadamente.

O vinil, por exemplo, é feito de PVC. E o quão ecológico é o PVC? Aí é que está o problema.  Transformar o PVC em roupas requer plastificantes, geralmente na forma de ftalatos (plastificados) – lembra que já citamos os ftalatos aqui como produtos químicos para evitar? A produção do PVC e, consequentemente, do vinil é altamente dependente de combustíveis fósseis, além de resultar em, nada mais nada menos, que plástico.

Os problemas gerados pela substância vão desde o seu processo de fabricação até o seu descarte. Todas as substâncias geradas ao longo do processo de fabricação do PVC  são resistentes no meio ambiente biocumulativas (penetram nos tecidos dos seres vivos) e tóxicas, podendo causar câncer, disfunção no sistema endócrino, lesões no cérebro, entre outras complicações.*

Quais as alternativas ao PVC ?

A borracha natural aparece como uma alternativa. Ela é isenta da carga química do PVC e apresenta bons resultados quanto a resistência à água. Claro que é importante encontrar produções sustentáveis – aquelas que não promovem o desmatamento.

 

*Dados encontrados no site ECYCLE

Avalie o nosso texto
[Total: 1 Média: 2]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!