O que é roupa vintage?

por  | 

O termo “vintage” passou a ser figurinha carimbada em assuntos relacionados à moda. Essa valorização anda junto com outros conceitos que tanto falamos aqui envolvendo sustentabilidade e consumo consciente.

Mas qual o real significado de roupa vintage?

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, nem tudo que está em um brechó é vintage. Há uma diferença entre roupas de segunda mão e as consideradas vintage. Estas são apenas uma parte do mundo das peças de segunda mão. Apesar de haver controvérsias a cerca de suas particularidades, elas possuem características específicas, começando pelo tempo em que foram produzidas.

Consideramos seguro dizer que roupas vintage são aquelas produzidas dos anos 1990 para baixo. Essa não é uma data aleatória e não significa que, apenas por ser mais antiga, é vintage. A maior característica está na qualidade das peças. Você já deve ter notado que as roupas estão cada vez mais descartáveis e isso não só tem a ver com o consumo desenfreado. Tem relação também com a qualidade dos tecidos e acabamentos das roupas. Elas são, em resumo, roupas produzidas antes das chamadas fast fashion. 

@melhorjuntos

Muitas marcas produzem roupas para não durarem. O que não acontece com peças produzidas há 30, 40 anos atrás. Então, achar uma dessas relíquias perfeita para você e o seu estilo é uma alegria. Porém, sempre podemos subir uma bainha ou customizar um item básico para torná-lo a nossa cara.

 

Avalie o nosso texto
[Total: 0 Média: 0]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!