Moda Consciente

Repensando o nosso lixo: tempo de decomposição

por  | 

Falar em tempo de decomposição de materiais não é algo novo para ninguém. Porém, a importância do tema somado à falta de iniciativa das pessoas, nos fez optar por escolhê-lo como pauta. Viver o dia a dia no automático é bastante comum, porém perigoso em muitos sentidos. Impede que haja uma reflexão sobre nossos passos. O que você faz todo dia pode ser mudado e, muitas vezes, deve ser mudado. É no cotidiano que ocorre os maiores desperdícios, o maior acúmulo de materiais, as maiores causas das poluições do nosso planeta.



Desde o canudo de plástico utilizado diariamente sem se dar conta até o jeans de uma confecção sem transparência. Sejamos justos, só poderemos cobrar maior responsabilidade das fábricas se tivermos essa responsabilidade em nossas vidas.

Qual é o tempo de decomposição dos materiais/tecidos? Repensando o nosso lixo.

Porém, uma vida consciente e com menor agressão ao meio ambiente vai além de separar os lixos orgânicos e recicláveis. Devemos pensar também em nossas roupas. Muitos tecidos são considerados altamente poluentes desde a sua fabricação, até o seu descarte. O plantio de algodão convencional, por exemplo, além de necessitar de grande quantidade de água, são utilizados grandes quantidades também de agrotóxicos (25% dos pesticidas do mundo são utilizados nas plantações de algodão convencional).

O poliéster, muito usado pela sua alta durabilidade, além de demorar mais de 400 anos para se decompor, solta microplásticos em cada lavagem. O resultado disso é a contaminação da água. Atualmente, os oceanos apresentam alto nível de poluição causada por esses microplásticos contaminados, que acabam servindo de alimentos para pequenos animais, afetando toda a cadeia alimentar.

Qual é o tempo de decomposição dos materiais/tecidos? Repensando o nosso lixo.

Imagem retirada do site globo.com

Tecidos sustentáveis e eco friendly

Que tecido escolher?

A melhor alternativa ainda é reduzir o consumo. Desta forma, você estará evitando a super produção de fibras. Olhe com carinho para os brechós e para marcas que reutilizam tecidos para a produção de suas peças. As fibras orgânicas – como o algodão orgânico – ainda é a principal escolha ao não utilizar produtos tóxicos na produção. Prefira tecidos feitos com fibras naturais e que utilizem corantes naturais para o processo de tingimento. Há também as fibras orgânicas alternativas, como os tecidos à base de soja e de bambu. Quanto ás fibras sintéticas, prefira os tecidos reciclados.

Tempo de decomposição de materiais e tecidos

Qual é o tempo de decomposição dos materiais/tecidos? Repensando o nosso lixo.

 

Avalie o nosso texto
[Total: 5 Média: 5]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!