Curiosidades

Roupa que muda de cor: inovação que muda a moda

por  | 

Quem nunca pensou que deveria ter comprado uma de cada cor daquela peça preferida do armário?! Afinal, existem peças que amamos e não tiramos do corpo e outras que ficam lá, abandonadas para serem usadas em ocasiões muuuuito específicas.

Nada disso promete ser problema com o advento tecnológico e com a implantação de tecnologias como a dos tecidos que mudam de cor. É gente, estou falando sério…. é bem possível que em alguns anos, com o avanço de tecnologias fotocromáticas, vestiremos uma peça de roupa calibrando  a cor que desejamos para aquele dia.

Incrível tecido que muda de cor

Cientistas da universidade de Michigan desenvolveram uma membrana de cristais minúsculos que reagem de forma diferente quando expostos a vários comprimentos de onda da luz.

Quando a luz incide sobre uma superfície de óxido de índio e estanho, uma reação é criada, fazendo com que os cristais mudem sua formação, alterando assim sua cor e sua aparência. Não é de se espantar que os militares dos EUA já manifestaram o interesse nesta tecnologia.




Se você se animou com a possibilidade saiba que esses estudos não são os únicos na área. Na Universidade de Concordia, em Montreal, cientistas estão desenvolvendo estudos para, aproveitando a energia gerada pelo corpo humano em movimento, criar fios que alteram a cor e a iluminação da peça de roupa. A esperança é que o tecido consiga armazenar energia e utilizá-la para alterar cores e estampas de acordo com o desejo do usuário.

Avalie o nosso texto
[Total: 2 Média: 5]

Comente esse post!

30 anos, nascida em Cuiabá -MT, mas manezinha de criação e coração. Apaixonada por viajar, animais, comida....tantas coisas...acho que sou apaixonada pela vida.