Moda sustentável

Seda sustentável?

por  | 

O tecido de seda é sustentável? Não.

Produção da seda

Os fios de seda são produzidos pela saliva do bicho da seda, que os produz para se isolar antes da transformação. Durante o processo de extração, os bichinhos são mortos. Porém, há outros métodos que permitem que a traça saia do casulo antes da extração dos fios. Além destes métodos, vêm sendo criadas outras formas de produção do tecido que não envolva o bicho da seda.

Novas tecnologias são utilizadas para a criação de alternativas para o tecido. A startup britânica de biotecnologia Bolt Threads criou a chamada seda de aranha sintética. Apesar do nome, ela não envolve nenhum animal no seu processo produtivo. Os fios utilizados são de proteína. A designer britânica conhecida por suas escolhas éticas e sustentáveis Stella McCartney já firmou parceria com a marca, utilizando a seda tecnológica em suas novas coleções. Seguindo este mesmo propósito, a marca esportiva Patagônia também vem implementando a alternativa inovadora nos seus materiais.

Tecidos inovadores e matérias-primas sustentáveis

Além da Bolt Threads, outras empresas vem criando alternativas para tecidos mais éticos e sustentáveis no seu processo produtivo e também descarte. Apesar de poucas marcas terem acesso ao material inovador, podemos perceber um considerável aumento de alternativas mais sustentáveis em termos de tecidos. Seja para a seda, o couro, o algodão etc. Temos que ter em mente que há formas de minimizarmos o impacto que circunda o mundo da moda e o nosso cotidiano. Nossas escolhas são nossas.

Avalie o nosso texto
[Total: 1 Média: 3]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!