Moda Consciente

Semana fashion Revolution – Floripa

por  | 

Entre os dias 23 e 29 de abril, acontece a Semana Fashion Revolution, em diversas cidades do mundo. No brasil, o evento se espalha, envolvendo diversas localidades, inclusive Florianópolis – que já iniciou as atividades no dia 19/04.

A iniciativa começou em resposta ao desabamento do Rana Plaza – prédio comercial que abrigava diversas confecções de costuras –  em Bangladesh, em 2013, que matou mais de 1000 pessoas e feriu mais de 2000. Dias antes do desastre, funcionários relataram as condições precárias do edifício, porém os proprietários das fábricas impediram a evacuação, inclusive fechando saídas de emergência. Etiquetas de marcas como Mango, Benetton, Primark, Walmart, entre outras que terceirizavam a sua produção, foram encontradas nos escombros.

Fonte: http://www.theindependentbd.com

Após a catástrofe, foi firmado o Acordo de Segurança e Combate a Incêndios de Bangladesh, com duração de cinco anos. O contrato inovador entre marcas, sindicatos e gerentes de fábrica foi assinado por mais de 200 empresas de vestuário.

O Rana Plaza não foi o primeiro acidente envolvendo fábricas de roupas, porém, foi a partir dele que discussões envolvendo os bastidores da moda e os métodos de sua produção iniciaram globalmente com mais fervor. Hoje, o movimento se espalhou por mais de 90 países. Durante o Fashion Revolution, vários eventos são organizados, em diversas localidades, afim de fomentar discussões e questionamentos acerca da moda e promover a conscientização.

O evento incentiva a maior transparência por parte das marcas sobre suas produções. Para isso, os consumidores devem exigir informações não divulgadas e, como consequência, as marcas se adaptarão às novas exigências do mercado. Quem faz suas roupas? Em que condições? Com que materiais são produzidas? Quais são os impactos de sua produção? São algumas das perguntas que nascem em meio às discussões propostas.

Em Florianópolis, diversas oficinas, palestras e workshops foram desenvolvidos para movimentar a cidade em prol da moda em transformação.

Programação de atividades em Florianópolis

19/04 

Palestra sobre moda e empreendedorismo social / UDESC

20/04 

Palestras, mesas e debates / UFSC

23/04

Mini-curso de moda urbana – atividade desenvolvida em escolas

24/04 

Oficina de bolsa-livro / LONA

Palestra sobre reciclagem, reuso e upcycling – UNISUL

25/04 

Palestra “moda e a lei” / UFSC

Encontro de trocas / UDESC

Oficina de bordado manual / UDESC

26/04

Demonstração de tingimento natural – O FASHIONISTA COWORKING

Exibição do documentário “River Blue” – O FASHIONISTA COWORKING

Workshop de armário cápsula – O FASHIONISTA COWORKING

27/04

Oficina de acessórios com resíduos – LONA

Palestra sobre moda e empreendedorismo social – LAGOA

28/04

Oficina de customização – O FASHIONISTA COWORKING

Palestra com a plataforma de moda e sustentabilidade Lado B – LONA

29/04 

Festa de encerramento – LAMBRETTA BAR

Intervenções urbanas

Para maiores informações: https://www.facebook.com/events/129310237606945/

Avalie o nosso texto
[Total: 1 Média: 5]

Comente esse post!