728x90_519

Achados

Upcycling: a arte de transformar

por  | 

“…é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade.”

O upcycling é a nossa aposta para o futuro da moda. Além do óbvio, o reaproveitamento de resíduos, o trabalho criativo de quem vê no “lixo” várias possibilidades, torna cada peça uma peça única. O design e o acabamento são as grandes chaves para dar luxo ao “lixo”.

Há quem ainda não saiba a diferença entre o UPCYCLING e a RECICLAGEM. Na verdade o UPcycle  se trata do processo de dar cara e sentido novo a um objeto que já existe. Na reciclagem o objeto precisa passar por processos em que a matéria prima seja recuperada e possa ser novamente utilizada.

Para muitos ambientalistas o Upcycling é considerado uma evolução da reciclagem, pois além de não precisar de tantos processos químicos, ele se utiliza de resíduos, muitas vezes de desperdício, para produzir novos materiais ou produtos com melhor qualidade e valor ambiental.

Resumindo em miúdos: Diferentemente da reciclagem, o upcycling aproveita materiais já existentes sem a necessidade de ter que retornar á sua forma primária, reduzindo o impacto ambiental e dando valor ao refugo.

A inspiração veio de fora com o trabalho de estilista internacionais em marcas como  Zero Waste Daniel/ZWD, a  Reet Aus e a  Kuon. Mas hoje o Brasil e o brasileiro, super criativo, fizeram do país um lugar de importância nesta proposta.

É neste clima que mostramos algumas peças e marcas brasileira que trabalham neste segmento e vendem pela internet suas peças únicas:

1 – RUSTMINER – Acessórios e jóias produzidos com materiais reaproveitados

2 – J.BOGGO –  Genderless em peças sustentáveis e artesanais feitas a partir de restos de confecções.

3 – MIGJEANSé uma marca que faz reaproveitamento de peças em desuso. Cria e customiza as peças trazendo-as de volta ao mercado.

4 – SEJA COOL –  Acessórios feitos com reaproveitamento de brinquedos e outros materiais

 5 – RABBLES SHOES –  Calçados Artesanais e contemporâneos, feitos com materiais de reúso

 6 – LARI HANDMADE – Acessórios com propósito sustentável, feitos à mão, for smart girls

Avalie o nosso texto
[Total: 3 Média: 5]

Comente esse post!

30 anos, nascida em Cuiabá -MT, mas manezinha de criação e coração. Apaixonada por viajar, animais, comida....tantas coisas...acho que sou apaixonada pela vida.