Tecidos/Texturas

Você sabe a diferença entre couro sintético e ecológico?

por  | 

É bastante comum a confusão entre os conceitos de couro sintético e couro ecológico. Muitas pessoas acabam entendendo como sinônimos, mas, acredite, não são.

Couro sintético e ecológico são iguais?

O couro sintético não é, de fato, couro. Trata-se de um tecido produzido artificialmente com aspecto de pele de animal, fabricado a partir de compostos químicos. Muitas marcas o utilizam para evitar o incentivo da comercialização de peles de animais. É importante ressaltar também que muitos dos chamados couros sintéticos, são, na verdade, produzidos com o PVC, altamente poluente, desde a sua produção, até o seu descarte. Isso ocorre por sua composição incluir plastificantes. Couro sintético não é considerado ecológico! Os agentes químicos utilizados na sua fabricação são poluentes.

Já o couro ecológico trata-se de couro de animal mesmo. A única diferença está no processo de curtimento do tecido. Diferentemente do couro tradicional, o ecológico utiliza curtentes naturais, o  que o torna menos nocivo ao meio ambiente.

Atualmente, há outras alternativas mais sustentáveis e que apresentam aquele aspecto de couro. Falamos um pouco desses tecidos inovadores AQUI.

Você sabe a diferença entre couro sintético e ecológico? Entenda.

Foto: Mariana Vusiatytska

Avalie o nosso texto
[Total: 2 Média: 5]

Comente esse post!

Formada em história, psicologia, especialista em gestão de negócios e acredita na moda como uma forma de linguagem!