Moda Consciente

Você sabe a diferença entre moda Consciente e moda sustentável?

por  | 

Muitas pessoas acreditam que os termos moda consciente e moda sustentável são sinônimos. Apesar de estarem intimamente ligados e de que inevitavelmente um caminha ao encontro do outro, os termos se referem a noções distintas.

Consumir de forma consciente, não significa que, necessariamente, a pessoa consome produtos sustentáveis e eco-friendly.

Consumir de forma consciente envolve:

1 – Autoconhecimento, no sentido de que, ao se conhecer e conhecer seu estilo, essa pessoa não está tão suscetível às sazonalidades da moda;

2 – Maior consciência  de como funciona toda a cadeia de produção da moda, do pré ao pós consumos, seus desperdícios e explorações sociais e ambientais ligadas a grandes marcas e fast-fashions.

3 – Cuidar melhor do que se tem e fazer escolhas mais inteligentes tanto no consumo quanto na hora de montar um guarda-roupas atemporal e funcional.




Agora, consumir de forma sustentável, moda sustentável, é um passo natural para aqueles que alcançam o olhar consciente sobre a moda.

Moda sustentável revela o:

1 – Olhar para além das peças das araras, revela um olhar para o trabalhador, o artesão. Valorizando a dedicação e os meios empregados para o desenvolvimento de peças expostas nas lojas, shoppings e boutiques.

2 – Artesanal em detrimento das grandes indústrias;

3 – Slow fashion em detrimento do fast fashion;

4 – Reaproveitamento de materiais rejeitados pela indústria, a reciclagem e o upcycle;

5 – Saber que a peça mais sustentável é aquela que já existe e por isso não ter medo de garimpar brechós e customizar peças para atualizar o visual.

Se você está lendo este artigo, fico feliz em dizer: “bem-vindo/a ao mundo da moda em transformação.”

Avalie o nosso texto
[Total: 3 Média: 5]

Comente esse post!

30 anos, nascida em Cuiabá -MT, mas manezinha de criação e coração. Apaixonada por viajar, animais, comida....tantas coisas...acho que sou apaixonada pela vida.